Com o objetivo de prevenir contra fraudes, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), lançou recentemente o Serviço de Proteção ao Cadastro da Pessoa Física (CPF). O serviço está disponível, de forma onerosa, no Portal Integrador Estadual VRE REDESIM. https://vreredesim.sp.gov.br 

O cidadão pode acessar o Integrador Estadual e solicitar o bloqueio de seus dados pessoais, com o propósito de evitar que terceiros os utilizem de forma fraudulenta. 

O bloqueio do CPF pode ser solicitado por qualquer cidadão, mediante o pagamento de uma taxa mensal no valor de R$3,77. Não haverá cobrança do serviço para casos em que o cidadão tenha seus documentos roubados, furtados ou extraviados, desde que apresente boletim de ocorrência ou declaração de pobreza. 

A JUCESP, alinhada com essa política de proteção, oferece, também, a possibilidade de bloquear a utilização indevida do CPF para abertura e movimentação de sociedades empresárias. 

A realização do desbloqueio pode ser solicitada pelo próprio cidadão a qualquer tempo, de forma gratuita, por meio do canal disponibilizado no site REDESIM.

Por Ana Paula Caiafa